Espanha

Nesta época, as crianças espanholas são acumuladas de mimos. Recebem presentes no dia 25 de Dezembro e também dia 6 de Janeiro, dia em que os Reis Magos põem as prendas no sapatinho.
Em algumas cidades organiza-se o cortejo dos Reis Magos, durante o qual eles desfilam em carros luxuosamente decorados, seguidos por numerosos cavaleiros. Milhares de crianças e adultos assistem ao desfile e, no final, os Reis Magos misturam-se com as crianças. Faz-se o Presépio, criam-se representações teatrais de Natal, enfeitam-se árvores de Natal e acendem-se luzes de Natal e velas.

Na véspera de Natal vai-se à “Misa del Gallo” (Missa do Galo), à meia-noite, anunciada pelo tocar dos sinos. A Ceia de Natal tem lugar depois da meia-noite, é uma festa de família em que se come o “Pavo Trufado de Navidad” (Perú de Natal com trufas. A trufa é uma espécie de cogumelo). Depois canta-se junto à árvore de Natal até de madrugada, balouçando o corpo ao ritmo dos cânticos. Quem traz os presentes são os Três Reis Magos, no dia 6 de Janeiro (Dia de Reis). Na Véspera, as crianças colocam sapatos nos degraus da entrada de casa para receber as prendas. Em vez do Pai Natal, é Baltazar (o Rei Mago preferido) que entrega as prendas.

Reis Magos



Desfile dos Reis Magos

“Pavo Trufado de Navidad” - Ceia de Natal

Cânticos de Natal

Sapatos para receber as prendas

Baltazar